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Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

BOSIO, Gianfranco. Unconscious, mind and human being: psychology and philosophy. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2021, vol.26, e021011.  Epub 10-Maio-2024. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021011.

O presente artigo propõe-se confrontar a filosofia do inconsciente e as relativas visões da psicanálise de Freud com a psicologia analítica de Jung. Ambas têm um importante e (infelizmente hoje quase esquecido), inspirador filosófico Eduard von Hartmann, autor de uma obra monumental Filosofia do inconsciente (Philosophie des Unbewussten) de 1869. A conclusão fundamental da análise é que o inconsciente não pode, absolutamente, explicar as informações superiores do mundo do espírito, como as ideias religiosas, as grandes especulações do pensamento filosófico e as mais elevadas produções da arte. Para essas formações superiores é preciso recorrer a um transconsciente que, de um lado, se impõe à consciência reflexa e representativa com uma força totalmente especial, mas, de outro, é privado das enganadoras seduções instintivas e passionais de caráter tórbido próprias do inconsciente.

Palavras-chave : Inconsciente; Mente; Ser humano; Psicologia; Filosofia.

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