SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Unconscious, mind and human being: psychology and philosophyO governo de si, dos outros e das almas: um breve estudo sobre técnicas disciplinares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

CAMATI, Odair. O problema da normatividade na teoria do reconhecimento de Honneth. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2021, vol.26, e021012.  Epub 10-Maio-2024. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021012.

O texto se propõe fazer uma avaliação das possíveis respostas normativas presentes na teoria do reconhecimento de Axel Honneth. Identifica três grandes respostas nas obras de Honneth que pretende analisar aqui: uma primeira teleológica, uma segunda antropológica e uma terceira ancorada na eticidade formal. Pretende mostrar a insuficiência das duas primeiras respostas porque estão baseadas em elementos contingentes e dependentes de contextos particulares. A terceira resposta apresenta elementos mais completos para o desenvolvimento de uma teoria normativa, ou também de uma teoria da justiça. O ponto decisivo apresentado por Honneth consiste na busca de um equilíbrio entre elementos normativos e elementos imanentes, tendo a reconstrução normativa como método. O que ele busca mostrar é que os critérios apontados por Honneth, a saber, ganho de individuação e de socialização, precisam de uma ancoragem moral que possa ser fornecida pelo critério de igualdade ou do igual respeito pela autonomia individual. Esse desenvolvimento é apresentado pelo próprio Honneth e, dessa forma, busca apenas identificar e problematizar as respostas do filósofo alemão. A busca aqui desenvolvida se direciona no sentido de pensar a teoria de Honneth como crítica sem abrir mão de uma fundamentação moral.

Palavras-chave : Normatividade; Reconhecimento; Axel Honneth.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )