SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26A descolonização do pensamento e a perspectiva em Ciência, Tecnologia e SociedadeSingularidade privada, vida cotidiana e necessidade José Deribaldo Gomes dos Santos religiosa: anotações lukacsianas sobre a arte moderna índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

DURAO, Aylton Barbieri. Crítica da concepção de liberdade segundo o neorrepublicanismo de Pettit. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2021, vol.26, e021018.  Epub 10-Mar-2024. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021018.

Pettit desenvolveu uma versão normativa do republicanismo fundado na concepção de liberdade como não dominação, a partir da separação entre liberdade negativa e liberdade positiva de Berlin, constituindo uma terceira forma de liberdade, diferente da não interferência do liberalismo e do autodomínio do populismo. Contudo, a reconstrução do conceito de liberdade, na história da filosofia, mostra que os lados negativo e positivo formam duas caras inseparáveis da mesma moeda, por isso, Hobbes concebeu um conceito de liberdade como movimento/não impedimento, para fundamentar a República de Cromwell, enquanto os liberais, como Locke, pensaram na liberdade como consentimento/não arbitrariedade, e os republicanos, como Maquiavel, engendraram a liberdade como autodomínio/não dominação.

Palavras-chave : Republicanismo; Liberdade; Dominação; Impedimento; Governo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )