SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26C. S. Lewis e uma crítica à educação promovedora de abolição do homemLetramento, um termo em disputa? As contribuições do materialismo histórico-dialético para esse debate índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

COSTA, Edson Ferreira da. Educação para o pensar: uma análise epistemológica do método dialético-socrático aplicado à pragmática filosófica de Lipman. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2021, vol.26, e021026.  Epub 01-Mar-2024. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021026.

O presente trabalho faz uma análise comparativa entre o pensamento dialético de Sócrates e a proposta pedagógica do filósofo Matthew Lipman, principalmente em suas obras: A Filosofia vai à escola (1990) e O pensar na educação (1995). Para tanto, identificamos que o pensamento dialético como método aparece em Sócrates através da maiêutica, em que, por meio do diálogo, busca-se chegar a um pensamento correto. Esse exercício conceitual acompanha a história da Filosofia e ganha um lugar central nas reflexões epistemológicas sobre o processo de conhecimento que pode, ou não, provir de um sujeito autônomo e engajado no mundo em que vive, como podemos identificar no livro VII de . República (1949) e no diálogo de Críton (1997). Lipman, com sua Filosofia pragmática, é um desses autores influenciados pela dialética socrática que encontra, no debate público, o caminho para pensar numa prática educacional engajada nos desenvolvimentos intelectual e social dos envolvidos no processo de ensino de Filosofia da infância. Destacamos que essa proposta de ensino endossa uma crítica ao modelo de educação conteudista e insere a educação para o pensar nos anos iniciais da Educação Básica como um processo reflexivo contextualizado e dialógico. Nesse sentido, destacamos o método socrático adaptado à Filosofia para crianças como resultado de uma visão pedagógica pautada pelo pensamento dialético que possibilita a formação de um sujeito epistemológico e moral. Pensar a Educação como ferramenta de evolução social ao formar indivíduos seguros de suas posições conceituais e abertos às diferenças, sejam elas epistemológicas, sejam elas ideológicas, parece ser uma das principais contribuições extraídas da abordagem dialético-pragmática da Filosofia para o pensar.

Palavras-chave : Epistemologia; Filosofia; Diálogo; Pensamento; Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )