SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Educação para o pensar: uma análise epistemológica do método dialético-socrático aplicado à pragmática filosófica de LipmanEducação, formação humana e ética: desafios à política neoliberalismo ortodoxo no Brasil educacional no contexto do neoliberalismo ortodoxo no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

SILVA, Andréa Wahlbrink Padilha da  e  PALUDO, Conceição. Letramento, um termo em disputa? As contribuições do materialismo histórico-dialético para esse debate. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2021, vol.26, e021027.  Epub 10-Mar-2024. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021027.

O trabalho aqui desenvolvido apresenta algumas das reflexões realizadas durante o estudo de Mestrado, no qual nos propomos compreender, mais profundamente, as implicações do debate acerca do letramento na atualidade e seu reflexo nas práticas pedagógicas da escola pública, em especial, nas práticas elaboradas pelos professores da Educação do Campo. O esforço foi o de aproximar o debate do letramento aos pressupostos teórico-metodológicos do materialismo histórico e dialético, como ferramenta de análise e de compromisso propositivo com a educação dos filhos dos trabalhadores. Os caminhos aqui apresentados evidenciam o caráter de disputa, no qual o conceito de letramento vem sendo trabalhado ao longo da trajetória da Educação, como também, as formas sociais de utilização das quais ele vem sendo empregado nas escolas públicas do País. Compreendemos a utilização e o empenho, sobre o debate, do termo letramento, intensificado nas últimas quatro décadas, como fruto das necessidades colocadas à Educação em escala global e as exigências da atualidade do mundo do trabalho. Em contraponto, levantamos a importância de debater o conceito de letramento em seu sentido forte e radical, como capacidade de aprofundar a leitura da palavra e a leitura de mundo. Como nos termos de Freire, a capacidade de compreensão do mundo, juntamente com a aquisição da leitura e da escrita e de todos os conhecimentos historicamente acumulados pela humanidade, qualifica, portanto, o papel social que a Educação pública cumpre na vida dos sujeitos.

Palavras-chave : Letramento; Educação; Materialismo histórico e dialético.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )