SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Letramento, um termo em disputa? As contribuições do materialismo histórico-dialético para esse debateTensor: o que passa na escrileitura? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

SANTOS, Magda Gisela Cruz dos; GONCALVES, Leonardo Dorneles  e  TADDEI, Paulo Eduardo Dias. Educação, formação humana e ética: desafios à política neoliberalismo ortodoxo no Brasil educacional no contexto do neoliberalismo ortodoxo no Brasil. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2021, vol.26, e021028.  Epub 02-Mar-2024. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021028.

Neste ensaio, discutimos a relação entre educação, formação humana e ética no contexto do neoliberalismo ortodoxo, bem como alguns desafios apresentados à política educacional do Brasil. Caracteriza-se como um estudo exploratório de cunho teórico e faz parte de um conjunto de três projetos de pesquisa em nível de doutorado, realizados em uma universidade do Sul do Brasil, no período de 2017 a 2020. Ao contextualizarmos o atual momento do neoliberalismo no País e apresentarmos alguns fundamentos de uma formação humana e ética, acenamos aos desafios atuais presentes para consolidação de uma política educacional cujo horizonte seja a plena formação humana. Os estudos demonstram que a política educacional sob a perspectiva da formação humana, na atualidade, necessita garantir condições que articulem, no âmbito da escola, acesso aos conhecimentos científicos, criatividade e auto-organização dos sujeitos do processo pedagógico em sua totalidade.

Palavras-chave : Educação; Formação humana; Ética; Neoliberalismo; Política educacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )