SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Embrutecimento ou emancipação: A relação entre professor e aluno em sala de aula a partir de diferentes enquadramentosDesigualdade e Educação: mais uma revolução inacabada? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

CASAGRANDE, Leandro Baptistella  e  NODARI, Paulo César. Reconhecimento, consenso, realização, dignidade e pessoa moral: algumas categorias importantes para o entendimento do agir ético e da vida ética segundo Lima Vaz. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2021, vol.26, e021035.  Epub 10-Mar-2024. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021035.

O presente artigo tem o objetivo de analisar algumas categorias importantes da ética de Lima Vaz, tais como: reconhecimento, consenso, realização, dignidade e pessoa moral, a fim de provar a ideia de que não há agir ético na comunidade ética senão reconhecendo que os sujeitos éticos precisam reconhecer, reciprocamente, a dignidade de todo ser humano e consentir na busca do Bem. Para tanto, objetiva-se articular o texto em três momentos: primeiro, busca-se argumentar que o ser humano, como ser estrutural (ser-em-si) e ser relacional (ser-para), quer realizar-se como tal; segundo, trata-se de mostrar que o agir ético se efetiva dialeticamente, no seio e na vida da comunidade, que assume como fim (telos) o horizonte do Bem no qual o sujeito ético alcança sua realização; e, terceiro, apresentar a categoria de pessoa moral como o coroamento da ética de Lima Vaz, uma vez que realizar a própria vida supõe, fundamentalmente, um apelo ao ser humano para se tornar, no plano do dever ser, ou seja, no plano da ética, aquilo que já é no plano ontológico, a saber, pessoa.

Palavras-chave : Lima Vaz; Consenso; Realização; Dignidade; Pessoa moral.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )