SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Transtorno opositor desafiador: relações de poder na sociedade governamentalizadoraAvaliação da educação: o uso dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no contexto escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

SCHWARTZ, Cleonara Maria  e  BATISTA, Patrícia Veronesi. Educação na sociedade da informação: contribuições para uma prática emancipatória. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2021, vol.26, e021038.  Epub 20-Mar-2024. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021038.

Este artigo trata da educação no contexto da sociedade da informação, visa a identificar desafios que recaem sobre o campo educacional, principalmente no que se refere à instrumentalização da educação pelo capital, às implicações que acometem a formação e a atuação docente, assim como influências da expansão das Tecnologias de Informação e Comunicação, reverberando nas atuais formas de conceber os processos educativos. Desafios, esses, evidenciados à luz da Teoria Crítica, mais especificamente, apoiados nas categorias conceituais Bildung (formação) e Halbbildung (semiformação) de Adorno, no ensaio Teoria da semicultura (2005). Compreende uma pesquisa bibliográfica, de caráter analítico, que possibilitou dialogar com estudiosos de Theodor Adorno e da Teoria Crítica, defendendo as discussões em torno da semiformação institucionalizada e da falência da formação ante as interferências da indústria cultural, como forma de resistir às forças opressivas e de padronização impostas pela ordem vigente. Entende que a educação, na sociedade da informação se encontra, em muitos aspectos, vinculada aos interesses econômicos e ideológicos neoliberais, resultando na semiformação, comprometendo a verdadeira missão do ensino escolar e uma ampla formação humana, resultando na semiformação, na desvalorização e no esvaziamento do papel de importância das instituições e dos profissionais da educação. Conclui que a educação utilitarista e pragmática contribui para a permanência de um arranjo social que conduz os sujeitos à inabilidade crítica, à perda de identidade, à submissão, à insensibilidade em relação a si e aos outros, ao retrocesso e à limitação da potencialidade humana, que, uma vez alienada, impede o rompimento com os processos de manipulação e padronização de comportamentos que conduzem à barbárie.

Palavras-chave : Educação; Sociedade da informação; Formação; Semiformação; Educação emancipatória.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )