SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Cultura de estupro: desengajamento moral como ferramenta de análiseDe Darwin ao século XXI: uma breve revisão da jornada histórico-epistemológica das ideias sobre evolução1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

SORDI, Caetano. Evolução, evolucionismo e antropologia sociocultural: contribuições para um debate inconcluso. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2021, vol.26, e021003.  Epub 10-Jan-2024. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021003.

Está bem-estabelecido que a moderna noção de ser humano está firmemente ancorada no conceito de evolução natural, no que diz respeito à sua origem biológica e, no conceito de cultura, no que diz respeito à sua condição existencial e à sua multiplicidade de modos de vida. Este artigo discute a relação entre o paradigma evolucionista nas ciências naturais e o pensamento antropológico moderno, analisando as raízes de alguns mal-entendidos entre as duas tradições intelectuais. Notadamente, o embaralhamento entre os legados da obra do naturalista Charles Darwin e do filósofo Herbert Spencer para a escola de pensamento conhecida como “evolucionismo social”, hegemônica entre a década de 70 do século XIX e a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) no contexto antropológico. A partir da crítica dirigida aos autores dessa escola por Franz Boas, fundador da antropologia cultural norte-americana, o artigo demonstra que o conceito evolutivo empregado por evolucionistas sociais como Edward B. Tylor e Lewis H. Morgan remete mais às concepções teleológicas e dedutivas de Spencer da evolução, como uma lei, que às formulações de Darwin da seleção natural como um mecanismo. Por fim, o artigo salienta afinidades entre a teoria da cultura de Boas e a visão darwiniana maiores do que se poderia supor, dentre as quais: uma perspectiva mais retroditiva que preditiva sobre o processo de variação natural-cultural; a substituição da ortogênese determinada pela filogênese indeterminada; e da crença no progresso absoluto e no excepcionalismo humano pelo relativismo com respeito ao lugar da humanidade e às suas formas de vida cultural no mundo.

Palavras-chave : Evolução; Evolucionismo social; Antropologia; Darwin; Spencer.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )