SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Questões atuais sobre corpo e linguagem: cognição corporificada, agenda empírica e enativismo linguísticoEm nome do Pai: a (não) laicidade em instituições e escolas públicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

STEFANI, Jaqueline  e  NIEDERAUER, Carina. Pragmática em Marcelo Dascal: a relevância da controvérsia. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2021, vol.26, e021008.  Epub 10-Jan-2024. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021008.

Este estudo tem por objetivo discutir a crise em que se encontra a filosofia da ciência a partir do enfraquecimento da lógica-positivista, tendo como base o proposto por Marcelo Dascal, que defende a ideia de que um estudo mais atento da controvérsia poderia colaborar no processo de evolução de questões científicas. Para tanto, o filósofo sugere um olhar pela perspectiva da pragmática, isto é, pela perspectiva da língua em uso. Em vista disso, são abordadas: a relação entre linguagem e ciência, as polêmicas geradas pela ciência e a relação entre pragmática e controvérsia. Esta investigação possibilita demonstrar a solidez dos fundamentos utilizados por Dascal, o que autoriza dar à controvérsia e à pragmática lugar de destaque na filosofia da ciência, orientando as modernas filosofias da linguagem na direção do uso da linguagem e da controvérsia como um espaço aberto para o novo, para o mundo real, cotidiano.

Palavras-chave : Filosofia da ciência; Dascal; Controvérsia; Pragmática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )