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Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

SANTOS, Denilson Marques dos; SANTOS, Denise Marques dos  e  GRANDO, Beleni Salete. Em nome do Pai: a (não) laicidade em instituições e escolas públicas. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2021, vol.26, e021041.  Epub 10-Fev-2024. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021041.

Como a religião é vivenciada nas instituições públicas? Nas escolas existe o respeito às diversas religiões ou os professores legitimam as próprias crenças? Para compreensão de tais questões, participamos das aulas de Ensino Religioso, entrevistamos professoras e servidores da Câmara e da Prefeitura Municipal. Dos resultados podemos apontar: Os símbolos e as práticas religiosas estão presentes nos espaços públicos, onde deveriam primar o princípio da laicidade, o Ensino da Religião, onde, em geral, prevalece a religião do professor; as demais são vistas como crendices; a criança que se posiciona contrária à atitude do professor acaba vítima de discriminação e exclusão.

Palavras-chave : Crendices; Ensino de Religião; Espaços públicos; Laicidade.

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