SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Em nome do Pai: a (não) laicidade em instituições e escolas públicasPolítica e religião como expressões do homem-no-mundo: contribuições buberianas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

TREVISAN, Amarildo  e  LUZ, Gary Camargo da. Religião e educação: elementos para a autotransformação do ser humano. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2021, vol.26, e021042.  Epub 01-Jun-2024. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021042.

Esta ilustração tem por objetivo apresentar as contribuições da religião, como alerta, para o distanciamento dos diversos tipos de criminalidade. Identifica quais são os benefícios que a experiência religiosa – mais especificamente, os sentimentos de fé e religiosidade – traz para a pessoa que se encontra em situação de conflito com a lei e à margem da sociedade devido a atos cometidos contra as normas estabelecidas para a convivência harmônica da sociedade. Além disso, procura apresentar fatores sociais imbricados com a situação delituosa, ou seja, elementos que podem contribuir para que o indivíduo se incline para a desventura. Na execução do presente estudo, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, a partir da consulta a livros e artigos científicos, teses e monografias afins sobre o tema. Além disso, buscou-se problematizar tais situações a partir das ilustrações do francês René Girard (1990), que apresenta suas teorias do desejo mimético e do bode expiatório. Há, também, respaldo em outros autores, entre eles Friedrich Nietzsche (2014), Karl Marx (1983) e Jessé Souza (2018). Por conseguinte, apresenta várias contribuições que a religião pode promover a pessoas que se encontram em situação de criminalidade, como também procurou identificar o papel da religião dentro de uma sociedade. Dessa forma, o texto visa a expor algumas das contribuições da religião que foram encontradas na pesquisa bibliográfica realizada, a fim de compreender como o sentimento de fé e religiosidade pode beneficiar as pessoas, de modo geral, mas também àquelas que hoje, por determinados motivos, encontram-se em situação desfavorável, ou seja, em situação de delinquência e também aqueles que podem estar inclinados a atos considerados antissociais.

Palavras-chave : Religião; Criminalidade; Fé; Religiosidade; Fatores sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )