SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Religión y límite: espaciotemporalidad y praxis política en Ludwig FeuerbachLa hospitalidad en los contornos del reino de Dios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

SERRAO, Adriana Veríssimo. Religião e condição humana: uma leitura comparada entre Ludwig Feuerbach e Georg Simmel. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2021, vol.26, e021045.  Epub 01-Maio-2024. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021045.

O presente artigo aborda, em leitura comparada, alguns aspectos centrais da filosofia da religião de Ludwig Feuerbach e de Georg Simmel. Para além das diferentes orientações filosóficas, aproxima-os uma perspectiva genética que reconduz as religiões historicamente instituídas à sua fonte na subjetividade. Na origem da religião estão a fé viva (Feuerbach) e a religiosidade (Simmel), expressões da experiência vivida que incluem dimensões não intelectuais, como o sentimento e a emoção. Ao aceder a zonas não conceptualizáveis do ser humano, a filosofia da religião trava estreitas articulações com a antropologia, explicitamente defendidas por Feuerbach e subjacentes em Simmel. Nos três primeiros pontos, o artigo analisa os desenvolvimentos do método regressivo que conduz da religião até o núcleo da religiosidade. Nos pontos finais, acentua a divergências entre as duas visões de mundo, sendo que Simmel defende a assunção de um núcleo metafísico na alma humana, e Feuerbach aponta à transformação dos impulsos religiosos em realização intersubjetiva e comunitária da humanidade.

Palavras-chave : Ludwig Feuerbach; Georg Simmel; Religião; Sentimento; Antropologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )