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Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

KETZER, Patricia  e  ROCHA, Róbson Peres da. Pensar a raça: Educação como prática da liberdade para superação do racismo. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2022, vol.27, e022015.  Epub 10-Mar-2024. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022015.

O presente artigo consiste em uma pesquisa bibliográfica que propõe a educação como prática da liberdade para superação do racismo. O trabalho está dividido em três partes: na primeira, abordaremos o racismo como uma construção social baseada na ideia de raça, que a partir da racialização produz lugares sociais de submissão e tende a se agravar com o esvaziamento da educação; num segundo momento, destaca-se o papel do Movimento Negro na luta pela educação e na valorização de outros tipos de saberes; por fim, a partir de bell hooks, argumentamos que uma educação como prática da liberdade, baseada em uma pedagogia engajada, pode contribuir para a diminuição do racismo.

Palavras-chave : Racismo; Educação; Formação; Pedagogia; Engajada.

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