SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27As sombras que a invisibilidade da pandemia projeta: quais alternativas para o porvir?É possível eliminarmos a transferência no ensino? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

RENK, Valquiria Elita; SGANZERLA, Anor  e  PESSURO, Graciano Pedro. Interfaces da bioética global de Potter com a teoria da complexidade de Edgar Morin com vistas a novos saberes para a educação do futuro. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2022, vol.27, e022017.  Epub 20-Mar-2024. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022017.

As constantes mudanças da sociedade contemporânea, principalmente relacionadas ao desenvolvimento do progresso tecnocientífico, têm exigido uma contínua reinvenção da sociedade para acompanhar essas mudanças. Essas transformações têm impactado a totalidade da vida humana e da biosfera. Se o futuro da natureza humana e da vida da biosfera eram considerados certos, não exigindo a prática de princípios específicos para que isso pudesse continuar a existir, Van Rensselaer Potter (1911-2001), com sua proposta de uma bioética global, e Edgar Morin (1921-atual), com sua teoria da complexidade, alertam-nos de que é preciso buscar novos saberes à educação para garantir a existência futura. Diante dessa realidade marcada pelo acelerado progresso da ciência e da tecnologia, que por estar dissociada do mundo do mundo dos valores tem ameaçado a existência da vida em geral no futuro, esta pesquisa quer investigar como a bioética global de Potter faz interface com a teoria da complexidade de Edgar Morin, com vistas a novos saberes para a educação do futuro, de maneira a possibilitar a sobrevivência futura da vida humana e da biosfera. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de caráter teórico-conceitual, a partir das principais obras dos autores em foco e de seus comentadores. Embora o cientista e o sociólogo tenham problematizado em realidades distintas, ambos apresentam um núcleo de preocupações em comum que ameaçam a vida humana e da biosfera no futuro. Por isso, propõem novos saberes à educação, saberes de um novo tipo que vão além de uma simples disciplina dentro de um modelo de pensar, novos saberes que privilegiem a construção de pontes entre as ciências e as humanidades, o diálogo interdisciplinar bem como a aproximação das questões ético-políticas com vistas a uma antropoética (Morin) e uma educação bioético-política comprometida com a sobrevivência futura da humanidade (Potter).

Palavras-chave : Bioética; Educação; Futuro.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )