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Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

NEVES, Barbara Coelho  e  DAMASCENO, Handherson Leyltton Costa. A espetacularização de si nas mídias sociais: o/a leitor/a-espetáculo e as pedagogias da visibilidade. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2022, vol.27, e022019.  Epub 10-Mar-2024. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v26.e021019.

O presente artigo propõe-se a apresentar os principais temas que emergiram das postagens dos interagentes do grupo de Facebook “Skoob: o que anda lendo?” bem como discutir o conceito de pedagogias da visibilidade. Entende-se como relevante abordar o sentido do conceito de pedagogias da visibilidade, as quais, no contexto atual, constituem materialidades simbólicas de uma nova maneira de se fazer existir frente à emergência das mídias sociais. Foi utilizada a análise de conteúdo como técnica de pesquisa. Os resultados apontam que o valorizado em uma rede social, enquanto comunidade de leitores, são os temas que mais enaltecem a visibilidade dos leitores. A discrição comedida e a introspecção, como marcas da personalidade leitora, não são características significativas nos/as leitores/as-espetáculo das mídias sociais. O estudo apontou que esse/a leitor/a clama por visibilidade e dela depende a sua sobrevivência nos espaços virtuais e estes, por sua vez, incitam-no/a a assumir um comportamento de autocelebrização. Este texto também apresenta uma matriz das pedagogias da visibilidade do/a leitora/-espetáculo com base na tipificação das postagens no grupo observado. Destaca-se que a matriz permite agregar informações acerca das pedagogias da visibilidade das quais os/as leitores/as fizeram uso para serem vistos. As considerações finais apontam que nas redes sociais, ao se comportar como uma celebridade, o/a leitor/a deixa de lado os silenciosos espaços introspectivos e solitários nos quais realizava suas leituras e tinha garantida a inviolabilidade dos seus gestos de leitor em troca da visibilidade a partir da espetacularização de si.

Palavras-chave : Leitor; Mídias Sociais; Sociedade do Espetáculo; Pedagogias da visibilidade; Sociedade da Transparência.

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