SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Pesquisa: três dimensões formativasProfessores(as) formadores(as) e suas concepções sobre o papel do(a) professor(a): uma análise a partir de Giroux, Freire e Gur-Ze’ev índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

TOLOVI, Carlos Alberto; ALVES, Francione Charapa  e  FIGUEIREDO, João Batista de Albuquerque. Educação para a humanização na perspectiva da ética da alteridade. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2022, vol.27, e022021.  Epub 10-Mar-2024. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022021.

Uma das questões que desafia educadores e educadoras envolvidos(as) nos processos de ensino e aprendizagem consiste no papel da Educação do ponto de vista da vida em sociedade. E uma resposta aceita de forma genérica aponta para a dimensão da humanização. Questiona-se: Até que ponto a relação educativa possui a capacidade e a potencialidade de humanizar? Como relacionar a construção do conhecimento à perspectiva de valoração que promova a sociabilidade humana? A partir desses questionamentos, este texto objetiva refletir sobre a Educação na perspectiva da ética da alteridade como uma das alternativas viáveis para o processo de humanização. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com base nas obras de Martin Buber (1974; 1987) e Paulo Freire (1979; 1983) como principais referências teóricas, pensando o papel da Educação no enfrentamento desse problema. A partir das leituras, compreendemos o conceito de alteridade, que aponta para o caminho da desmitologização da realidade por meio dessa mesma dimensão, que pode ser compreendida no campo da Educação. Concluímos que somente na perspectiva da ética da alteridade, essa relação pode ser dialógica, e apenas assim, esse processo pode ser transformador e libertador, postura educativa que potencializa relações de solidariedade e, consequentemente, humaniza em seu significado mais pleno de ser com o(a) outro(a).

Palavras-chave : Ética; Educação; Colonialidade; Alteridade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )