SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Educação para a humanização na perspectiva da ética da alteridadePercepções de professores de filosofia sobre a especificidade da disciplina de filosofia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

POZIOMYCK, Arthur da Silva  e  GUILHERME, Alexandre Anselmo. Professores(as) formadores(as) e suas concepções sobre o papel do(a) professor(a): uma análise a partir de Giroux, Freire e Gur-Ze’ev. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2022, vol.27, e022022.  Epub 20-Mar-2024. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022022.

Este artigo discute o papel do(a) professor(a) na Educação a partir da produção teórica dos autores Henry A. Giroux, Paulo Freire e Ilan Gur-Ze'ev e de uma pesquisa de campo aplicada a professores(as) formadores(as) no Brasil. Para tanto, aborda alguns conceitos propostos por cada um dos três autores, como o conceito de intelectual transformativo proposto por Giroux, a perspectiva do(a) professor(a) como um(a) libertador(a) político(a) desenvolvida por Freire e o conceito de professor-improvisador descrito por Gur-Ze’ev na sua teorização sobre a contraeducação. Na segunda parte as contribuições teóricas desses autores servem como referência para interpretar os dados obtidos em uma pesquisa qualitativa aplicada a professores(as) de disciplinas pedagógicas de cursos de Licenciatura de uma universidade pública federal no estado do Rio Grande do Sul sobre o papel do(a) professor(a) na Educação contemporânea. Na análise de dados, retoma-se a questão do emprego do termo “papel” apresentada na introdução bem como do emprego da expressão “papel do(a) professor(a)” como categoria de análise da pesquisa em relação à qual os entrevistados demonstraram, em sua maioria, identidade conceitual. Dentre as falas dos entrevistados, destacam-se as temáticas da intencionalidade da ação docente, da neutralidade e da politicidade da ação docente, as quais têm grande relevância na obra dos autores estudados e repercussão no debate social brasileiro, vide os mais variados projetos de lei apresentados nas casas legislativas brasileiras que intentam, à sua visão, despolitizar a Educação no país.

Palavras-chave : Papel do(a) Professor(a); Freire; Giroux; Gur-Ze’ev.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )