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Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

ALEXANDRE, Bruno Santos. Sobre a filosofia como pedagógica do sagrado: uma abordagem decolonial. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2022, vol.27, e022024.  Epub 20-Mar-2024. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022024.

Trata-se, neste artigo, de investigar as noções de filosofia, pedagogia e sagrado à luz do chamado giro decolonial. Assim, a partir de um diálogo que procuro estabelecer com Enrique Dussel, Catherine Walsh e M. Jacqui Alexander, desenvolvo duas hipóteses. Em primeiro lugar, pretendo defender que para esses autores haverá uma noção de pedagogia que não se confunde unicamente com um instrumento, meio ou termo acessório para a filosofia. O importante é que, para esses intérpretes, isso pretende enunciar que haverá uma dimensão de pedagogia que está na base da constituição da própria ideia de filosofia. Em segundo lugar, e com mais importância, argumento que essa concepção de filosofia precisará ser ainda entendida de um duplo modo: (i) como uma epistemológica /pedagógica indispensável para a abordagem, o conhecimento e o tratamento da realidade; e (ii) como o prolongamento do encontro com uma realidade, ao mesmo tempo, indeterminada e sagrada. A relação entre essas duas dimensões filosóficas poderá ser assim sumarizada: mediante o aprender e o ensinar alternadamente (como práxis, atitude e método filosófico por excelência) é que se permitirá que a realidade apareça, ou seja, que o Outro possível apareça (para que fale, conheça e seja). Tal realidade sempre Outra – que não se pode localizar em qualquer lugar ou tempo, na mesma medida em que se faz presente em todos os lugares e momentos – é o que se poderá caracterizar como o sagrado. E é o que fará do sagrado, por conseguinte, agência de resistência e perturbação a todo esforço epistemológico, tanto quanto (e por isso mesmo) a atitude notadamente epistemológico-pedagógica como instância de revelação de um mundo prenhe de sentidos possíveis.

Palavras-chave : Decolonialidade; Pedagogia; Sagrado.

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