SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Sobre a filosofia como pedagógica do sagrado: uma abordagem decolonialA representação na esfera do teatro segundo Jean-Jacques Rousseau índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

CARVALHO, Roberto Francisco de; LAGARES, Rosilene  e  CARVALHO, Doracy Dias Aguiar de. Abordagem filosófica da política/gestão da formação de professores na perspectiva substantiva/ético-política. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2022, vol.27, e022025.  Epub 10-Mar-2024. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022025.

O texto aborda a política/gestão da formação de professores no Brasil na perspectiva da filosofia da práxis. Resulta de pesquisa sobre a formação de professores na tensão entre as dimensões econômico-corporativa e ético-política. A pesquisa em pauta investigou a política/gestão da formação de professores na perspectiva da filosofia da práxis, tendo a educação como arena de luta política. Tendo em vista a predominância da lógica capitalista que investe intensamente sobre a perspectiva social que vislumbra as possibilidades de humanização e desalienação, buscamos explicitar a viabilidade de efetivação da dimensão ético-política no processo de produção e reprodução da sociedade incluindo a escola, a formação de professores e o trabalho docente. No desenvolvimento do estudo indagamos, como ponto de partida, as possibilidades de uma educação ético-política/democrático-popular que extrapole a reprodução da ideologia econômico-corporativa/mercantil e possa ser vislumbrada no processo de formação de professores no Brasil. Partindo de tal indagação, o estudo tem por objetivo explicitar alguns dos fundamentos da política/gestão da formação dos professores na dimensão substantiva/ético-política. O estudo utiliza-se das pesquisas bibliográfica e empírico-documental e ancora-se na abordagem materialista e crítico-dialética para interpelar a existência teórico-prática da ótica formativa emancipadora fundamentada nos princípios ético-políticos e da filosofia da práxis e seus impactos para o trabalho docente. A pesquisa revelou que a formação de professores no Brasil, tendencialmente, relegou a segundo plano a dimensão político-cultural, no entanto, a instrumentalização da formação, predominante no país, não ocorreu de forma linear e sem a disputa por uma formação de professores em um prisma substantivo, libertário e emancipador, expresso no trabalho docente em espaço formativo.

Palavras-chave : Política/gestão da formação de professores; Abordagem histórica e teórico-filosófica; Formação substantiva e ético-política.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )