SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Um olhar histórico sobre a educação popular na América LatinaA questão política da Educação Popular: o que pode um livro 40 anos depois? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

SANTOS, Kildo Adevair Dos. A práxis pedagógica de José Carlos Mariátegui nas Universidades Populares González Prada: fonte para a Educação Popular latino-americana. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2022, vol.27, e0220054.  Epub 04-Abr-2024. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e0220054.

Este artigo objetiva apresentar e discutir a práxis pedagógica de José Carlos Mariátegui (1894-1930) como uma das fontes da Educação Popular latino-americana. Metodologicamente o estudo caracterizouse como um trabalho qualitativo desenvolvido por meio de técnicas das pesquisas bibliográfica e documental, valendo-se de fontes diretas e indiretas em torno das obras completas do intelectual peruano. O estudo evidenciou a práxis pedagógica de Mariátegui como uma das fontes da Educação Popular latino-americana por meio de suas ações educativas nas Universidades Populares González Prada. Constatou-se que a Pedagogia mariateguiana pode ser uma fonte para a classe popular, na perspectiva de uma Educação para a conscientização política, social e revolucionária. A Educação Popular de Mariátegui apontou um potente processo formativo baseado na relação horizontal entre sujeitos que aprendem por meio das trocas de saberes, considerando as circunstâncias reais em que as pessoas vivem. A práxis pedagógica mariateguiana revelou a importância do projeto de Educação Popular integral considerando a autonomia e a formação da identidade cultural, dinamizando os espaços de encontros e autoformação coletiva voltados para a classe trabalhadora. Uma práxis pedagógica ancorada no diálogo e na reflexão, para gerar contradições de saberes e desenvolver novos conhecimentos, potencializando a construção de espaços formativos, coletivos e de práticas libertadoras, impulsionando uma Educação Popular alternativa aos modelos hegemônicos, crítica do colonialismo, das lógicas eurocentradas e dos processos burocratizadores. Concluiu-se que a Pedagogia Popular mariateguiana contribui para o fortalecimento e a ampliação dos processos de sistematização das fontes históricas da Educação Popular na América Latina.

Palavras-chave : Educação Popular; José Carlos Mariátegui; América Latina.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )