SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Educação e atualidade brasileira: o concurso de Paulo Freire na Universidade do RecifeProcessos educativos populares na/da alimentação: a prática do saber e o saber da prática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

MOTA NETO, João Colares da. Educação popular na Pan-Amazônia: silêncios e lutas, história e atualidade. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2022, vol.27, e0220060.  Epub 10-Abr-2024. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e0220060.

Busca-se realizar reflexões e análises sobre a Educação Popular na Pan-Amazônia, seus silêncios, suas lutas, sua história e sua atualidade. O artigo apresenta alguns resultados de pesquisa sobre experiências educacionais populares nessa região, tendo como objeto de estudo as especificidades da Educação Popular amazônica no contexto latinoamericano, além das reflexões próprias do autor como pesquisador e militante da Educação Popular na região. Metodologicamente, trata-se de um texto com caráter ensaístico, que parte de estudos bibliográficos e documentais sobre o tema. Apresentam-se alguns registros significativos de experiências históricas e atuais de Educação Popular nas Amazônias e, em seguida, constrói-se uma reflexão sobre os ensinamentos que emergem desses múltiplos processos educacionais populares. Conclui-se que as experiências aqui apontadas têm sido fundamentais para manter vivo o legado da Educação Popular, reiventando-o a partir da Pan-Amazônia, seus povos, suas culturas, seus territórios e suas lutas, apesar de carecer de espaço de articulação mais efetivo entre educadoras e educadores populares que atuam na região.

Palavras-chave : Educação Popular; Pan-Amazônia; Paulo Freire.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )