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Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

SIMON, Everton Luiz; MORETTI, Cheron Zanini  e  PLOIA, Hosana Hoelz. Processos educativos populares na/da alimentação: a prática do saber e o saber da prática. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2022, vol.27, e0220056.  Epub 20-Abr-2024. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e0220056.

O presente artigo tem por objetivo compreender os processos educativos que emergem na/da relação entre trabalho e alimentação. Metodologicamente, resulta da análise qualitativa de dados produzidos em entrevistas semiestruturadas, anotações em diários de campo e narrativas com mulheres da região do Vale do Rio Pardo, no Rio Grande do Sul. Desse modo, selecionamos onze registros de mulheres de diferentes municípios da região, analisados a partir da codificação e da decodificação das narrativas de memória, valorizando a perspectiva crítica que é própria da Educação Popular na/da leitura de mundo. A categoria conceitual de memória é relevante para a compreensão da relação trabalho-educação-alimentação. A memória, como objeto de estudo epistemológico, torna-se vetor de uma vivência de pertencimento coletivo e popular, revela tradições, costumes e experiências dos grupos sociais bem como manifesta a organização das comunidades por seu trabalho, saberes e processos educativos que emergem no tempo e no espaço vividos. Em um primeiro momento identificamos como processos educativos emergentes: a relação entre comida e saberes; a produção e a manifestação de memórias partilhadas entre as mulheres; e o fortalecimento e a (re)existência de práticas alimentares. Destacamos, por conseguinte, o desvelar de práticas e saberes que se diferem em: 1) conservas, salgadas e aciduladas; 2) doces cremosos, compotas cristalizadas ou secas; e 3) derivados dos laticínios. Portanto, neste artigo, foi possível observar que experiências, saberes e práticas de alimentação estão relacionados ao trabalho. Consequentemente, entendemos que as mulheres ressignificam suas memórias. Logo, “ser mulher” implica partilha e reciprocidade bem como pertencimento pela consciência de saberes e práticas populares.

Palavras-chave : Trabalho-Educação; Relação; Memória; Mulheres; Educação Popular.

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