SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Processos educativos populares na/da alimentação: a prática do saber e o saber da práticaEducação popular como proposta políticopedagógica para a edução de jovens e adultos em Macapá/AP índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

SOUZA, Tiago Zanquêta de  e  NOVAIS, Gercina Santana. Narrativas de uma educadora popular: a luta e a resistência propositiva de mulheres em diálogo com a história da Educação Popular. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2022, vol.27, e0220055.  Epub 10-Abr-2024. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e0220055.

Este artigo tem por tema a história da Educação Popular em diálogo com as narrativas de uma educadora popular. Objetiva, por isso, resgatar, nessas narrativas, a historicidade da Educação Popular evidenciada na luta de mulheres e nos movimentos de resistência propositiva popular por elas empreendidos para, consecutivamente, refletirmos sobre a continuidade dessa luta e dessa resistência que vêm fortalecendo os pressupostos da Educação Popular em sua história, face ao quadro desencadeado pela pandemia de Covid-19, especialmente com relação às práticas de cuidado e solidariedade. Por meio de um processo investigativo de natureza qualitativa, as narrativas que se vinculam às Histórias de Vida de uma educadora popular foram gravadas, transcritas, lidas e analisadas como tentativa de compreender e interpretar suas experiências. Assim, foi possível compreender que a trajetória histórica da Educação Popular é também protagonizada por mulheres que lutaram e resistiram de forma propositiva ao longo do tempo, inserindo-se junto aos movimentos eclesiais de base, às pastorais, aos movimentos sociais e aos partidos políticos de esquerda, contribuindo para a transformação da realidade que se fazia opressora e excludente. Com a pandemia de Covid-19, revela-se ainda mais tal protagonismo, especialmente por meio das práticas de cuidado por elas experimentadas, o que fortalece as premissas que sustentam a Educação Popular enquanto projeto libertador e de fortalecimento da dignidade humana.

Palavras-chave : Educação Popular; Resistência propositiva popular; Histórias de Vida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )