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Conjectura: Filosofia e Educação
versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612
Resumo
CUSTODIO, Elivaldo Serrão e GUEDES, Antonia de Moraes. Educação popular como proposta políticopedagógica para a edução de jovens e adultos em Macapá/AP. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2022, vol.27, e0220052. Epub 10-Abr-2024. ISSN 2178-4612. https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e0220052.
O presente artigo tem por objetivo analisar a proposta política e pedagógica da Escola Estadual de Educação Popular Professor Paulo Freire (EEEPPPF), localizada na cidade de Macapá, estado do Amapá, à luz de indicadores de uma Educação Popular na escola pública, intencionando com isso um confronto entre teoria e prática para se verificar em que medida a proposta implementada afina-se ou distancia-se do modelo educacional de Educação Popular, numa tentativa de apontar avanços, limites e possibilidades. Trata-se de uma pesquisa qualitativa (pesquisa-ação) que se utilizou da pesquisa bibliográfica e documental, da observação direta, do questionário e da entrevista semiestruturada como forma de investigação. A metodologia adotada priorizou o contato direto com os diversos segmentos que constituem a comunidade escolar, como diretor, coordenação pedagógica, professores, funcionários e alunos. Os resultados apontam a implantação da EEEPPPF em Macapá/ AP foi um processo-piloto inovador. Sua criação, contudo, careceu em grande parte de uma ação política mais rigorosa pela Secretaria de Estado da Educação do Amapá (SEED) para efetivá-la com o êxito, pois na época muitos profissionais da SEED desconheciam a modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na atualidade um agravante para limitação da referida proposta pedagógica é o desconhecimento de grande parte de seu quadro de pessoal, especialmente no que se refere ao setor técnicopedagógico, da filosofia/teoria/prática da Educação Popular no âmbito da escola pública e, ainda, dos preceitos da Educação Libertadora. Contudo, há méritos para alguns poucos e incansáveis educadores da escola que, por meio de sua prática pedagógica, lutam pela efetivação e materialização de uma Educação de qualidade baseada nos ensinamentos de Paulo Freire.
Palavras-chave : Educação Popular; Proposta Política Pedagógica; EJA; Amapá.