SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Educação popular como proposta políticopedagógica para a edução de jovens e adultos em Macapá/APVigotski e Freire: tecendo caminhos para uma educação inclusiva e emancipatória de pessoas com deficiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

ALVARENGA, Márcia Soares  e  VIEIRA, Maria Clarisse. Educação popular e educação de pessoas jovens e adultas entre tempos de enlaces e travessias. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2022, vol.27, e0220059.  Epub 10-Abr-2024. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e0220059.

Este artigo tem como objetivo abordar os entrelaçamentos entre o Grupo de Trabalho de Educação Popular (GT 06) e o Grupo de Trabalho de Educação de Pessoas Jovens e Adultas (GT 18), acentuando as condições que fizeram com que pesquisadores dedicados aos estudos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) postulassem um lugar de debates para discussões de pesquisas de interesses específicos na estrutura organizativa da Anped. O artigo ancora-se na teoria crítica formulada por Walter Benjamin, em especial o conceito materialista-dialético de história escovada a “contrapelo”, de modo a ressaltar as travessias e as passagens que repercutiram em aparentes dissonâncias em relação ao campo da Educação Popular. O artigo lança mão de análise bibliográfica e documental, tendo em vista abordar os 40 anos da criação do GT de Educação Popular, incluindo os acontecimentos que principiam o reposicionamento de pesquisadores para a definição de um campo de pesquisas sobre Educação de Jovens e Adultos, por meio do GT 18. Argumenta-se que, no contexto nacional, as condições produzidas pela transição democrática contribuíram para uma conjuntura favorável às travessias para se pensarem epistemologias e ressignificações de experiências tanto na Educação Popular quanto na Educação de Jovens e Adultos, na perspectiva escolar. Além de capturar dissonâncias que levaram a constituir esse grupo em suas especificidades, o texto mostra as interfaces entre esses grupos no campo acadêmico, por meio dos enfrentamentos contra ações impostas pelo desmonte da democracia e pelo cerco criminoso aos povos originários, aos povos quilombolas e aos trabalhadores do campo e da cidade. O texto indica que a criação do GT 18 não significou rupturas com princípios que orientam a EJA na perspectiva da Educação Popular, considerando que a modalidade traz consigo a marca social dos oprimidos, cujas histórias estão abertas a escritas rebeldes.

Palavras-chave : Educação Popular; Educação de Jovens e Adultos; Travessias e passagens; Rememoração.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )