SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Educação popular e educação de pessoas jovens e adultas entre tempos de enlaces e travessiasEducação popular e o campo das drogas: enfoques da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

SILVEIRA, Zélia Medeiros  e  MOREIRA, Janine. Vigotski e Freire: tecendo caminhos para uma educação inclusiva e emancipatória de pessoas com deficiência. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2022, vol.27, e0220053.  Epub 10-Abr-2024. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e0220053.

O texto consiste em um diálogo entre a Psicologia Históricocultural de Lev Vigotski e a Pedagogia de Paulo Freire no que se refere às possibilidades da Educação Inclusiva das pessoas com deficiência. Vigotski entende a deficiência como um fenômeno construído e mediado socialmente. A forma como a pessoa encara as suas limitações está condicionada ao meio social, que está construído em função de um padrão de normalidade, o qual comumente cria barreiras físicas, educacionais e atitudinais para a participação social da pessoa com deficiência. Assim, não é o biológico que determina a deficiência de uma pessoa, mas as mediações que ela encontra no contexto social. Freire defende uma Pedagogia para a libertação dos oprimidos, o que requer que a prática educativa seja possibilitadora da realização da condição ontológica de “ser mais” de todos os seres humanos. Entendemos que as pessoas com deficiência inseridas em um meio social que enxerga a deficiência como defeito e como limitadora do sujeito se inserem na categoria freiriana de oprimidos. Uma Educação Libertadora implica ouvir a voz de todos, procurar a pronúncia do mundo de todos, sem homogeneizações, sem padrões de normalidade, vendo todas as pessoas como sujeitos históricos e trabalhando para a sua conscientização. Os legados de Vigotski e Freire podem nos ajudar a construir uma Educação mais inclusiva de fato, sobretudo pela sua aposta no ser humano como ser potente e na sua capacidade de superação, apesar das condições adversas conferidas pela deficiência no meio social.

Palavras-chave : Educação Libertadora; Psicologia Histórico-Cultural; Educação Inclusiva; Pessoas com deficiência.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )