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Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

TEIXEIRA, Hanna Tamires Gomes Corrêa Leão  e  OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Paulo Freire e o oprimido na educação popular. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2022, vol.27, e022042.  Epub 20-Abr-2024. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022042.

O objetivo deste artigo é analisar como a Educação Popular de Paulo Freire foi marcada pelo outro oprimido e como essa relação com o oprimido foi construída na sua trajetória de vida, desde a infância. Trata-se do recorte de uma Dissertação de Mestrado, na qual foi realizado o levantamento bibliográfico das produções de Freire e utilizada a análise de conteúdo com ênfase na categorização. Os resultados apontam que a categoria “oprimido” é basilar ao pensamento de Freire para além do título de um livro, sendo uma luta presente em sua produção por toda e qualquer pessoa negada de ser mais. Resultados apontam também que toda a vida de Paulo Freire foi de encontros com o outro, com a diversidade e com o oprimido, capacitando-o, assim, a traçar formas de, juntamente com esses sujeitos, mudar suas realidades. O pensamento revolucionário e transformador de Paulo Freire em favor do oprimido não foi construído somente por meio de leituras e alguns anos de formação acadêmica, foi construído na sua mente, no seu corpo, na sua fome no Nordeste, no seu frio e no frio de seus filhos durante o exílio e no seu reaprender o Brasil com homens; mulheres; trabalhadoras e trabalhadores; educadoras e educadores; militantes dos movimentos sociais; e diversos outros que constituem a Educação Popular. Desde a infância, as dificuldades vivenciadas ensinaram Freire a não se acomodar e a urgência em transformar. Na juventude percebeu que só era possível ser educador se fosse em diálogo. Na vida adulta, com andarilhagens pelo mundo e retorno ao Brasil, notou que a Educação Popular tem que ser reinventada em cada contexto. Ao longo da pesquisa foi possível concluir que a Educação com o outro e não para o outro caracteriza-se como uma premissa da Educação Popular freiriana.

Palavras-chave : Paulo Freire; Oprimido; Sujeitos outros; Educação popular.

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