SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Paulo Freire en la liberación de la educación municipalizada en VenezuelaPaulo Freire: ensayo fotográfico de soledades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

FERREIRA, João Vicente Hadich  e  CAVALEIRO, Maria Cristina. Atualidade do pensamento freiriano em tempos de autoritarismo: retomando suas Primeiras Palavras. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2022, vol.27, e022044.  Epub 20-Abr-2024. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022044.

O presente ensaio retoma o texto introdutório da Pedagogia do Oprimido intitulado Primeiras Palavras. Um texto breve, apresentando seu clássico livro escrito a partir do exílio, em sete páginas, logo após o rico prefácio do professor Ernani Maria Fiori, ao qual Freire não poupou elogios. O contexto inspirador deste ensaio é o atual momento político do Brasil, em que Freire é atacado fortemente por sujeitos da sociedade civil juntamente com sujeitos de categorias políticas, na campanha por uma “escola sem partido” que luta “contra o abuso da liberdade de ensinar”. Paulo Freire continua incomodando mais pelo que se pretende desqualificar do seu pensamento do que necessariamente pelo que se compreende de sua obra. Por isso, ao retomar suas Primeiras Palavras, pretende-se explorar alguns dos principais conceitos trabalhados por ele para dialogar com todo e qualquer leitor, independentemente do espaço-tempo em que se encontre, apesar da inevitável datação de sua obra naquele momento. Radicalidade e revolução, contrapostos a sectarismo e reacionarismo, são conceitos trabalhados de forma esclarecedora para entendermos elementos contemporâneos da barbárie que continua pairando no horizonte, mesmo após décadas do término da ditadura no Brasil e do nazismo na Alemanha. Autoritarismo, dogmatismo e recrudescimento do conservadorismo na política atual demonstram que, mais do que nunca, é salutar retomar o pensamento crítico e divergente para nos emanciparmos e nos libertarmos do que tenta predominar sempre à luz dessas correntes: a usurpação do protagonismo dos existentes na construção da história humana.

Palavras-chave : Emancipação; Libertação; Radicalidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )