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Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

MEDEIROS, Emerson Augusto de; FORTUNATO, Ivan  e  ARAUJO, Osmar Hélio Alves. Educação do campo como movimento educacional e modalidade educativa: notas a partir de Paulo Freire. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2022, vol.27, e022047.  Epub 08-Abr-2024. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022047.

Este ensaio ergue reflexões sobre a Educação do Campo tendo como arcabouço teórico principal o pensamento de Paulo Freire. Textualiza considerações que demarcam a Educação do Campo, nas dimensões histórica e conceitual, no Brasil a partir de dois enfoques, quais sejam: (i) como movimento educacional (o Movimento de Educação do Campo), protagonizado por diferentes organizações e movimentos sociais do campo; e (ii) como modalidade educativa, com características específicas, a exemplo de uma Educação, a nível de Estado, construída com a participação ativa dos sujeitos do campo. Entende-se que, de maneira geral, o pensamento de Paulo Freire se fez como parte constituinte de sua materialização. No texto, discorre-se sobre o diálogo, a conscientização, a contextualização e a formação humana como princípios da obra freiriana que inspiram o plano teórico-prático a Educação do Campo, seja na escola ou fora dela.

Palavras-chave : Educação do Campo; Paulo Freire; Movimento Educacional; Escola do Campo.

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