Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Acta Scientiarum. Education
versão On-line ISSN 2178-5201
Resumo
FERNANDES, Antonio Carlos e GEBRAN, Raimunda Abou. Geografia e prática social: configurações no espaço da escola. Acta Scientiarum. Education [online]. 2010, vol.32, n.02, pp.255-262. ISSN 2178-5201.
Este artigo analisa as concepções sobre o ensino e a ciência geográfica nas séries iniciais, seus desdobramentos práticos e a forma como o desenvolvimento dos conceitos e das metodologias pedagógicas acerca do saber geográfico têm-se convertido em uma disciplina esvaziada de significado. Esta análise crítica visa contribuir para a reflexão em torno da necessidade de converter a Geografia em um instrumento de reflexão, organização e transformação socioespacial. Nesse sentido, os cursos destinados à formação de professores devem orientar-se pelos princípios da reflexão crítica e da construção da cidadania.
Palavras-chave : Ensino da Geografia; Ação Docente; Prática Social; Conceitos Espaciais.