Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Acta Scientiarum. Education
versão On-line ISSN 2178-5201
Resumo
HEROLD JUNIOR, Carlos e MACHADO, Edaniele Cristine Batista. ‘O nosso progresso caminha pelos pés das nossas crianças sadias e instruídas!’: representações sobre infância, educação e sociedade em Guarapuava (1930-1960). Acta Scientiarum. Education [online]. 2013, vol.35, n.01, pp.57-67. ISSN 2178-5201.
Este trabalho analisará as representações sobre a infância e a educação em Guarapuava-PR no período de 1930 a 1960. Baseados em jornais publicados na cidade durante o período, dividimos as reflexões em duas partes: 1) na primeira parte, estudamos as questões que foram levantadas em torno da criança e que tocavam a vida cotidiana das famílias; 2) depois, investigamos as representações diretamente ligadas à educação escolar que essa atenção à criança proporcionou às diferentes maneiras com que os redatores/leitores dos jornais analisavam seu próprio contexto educacional. Como conclusão, pudemos enxergar a relevância da infância no modo como as transformações sociais da cidade foram entendidas por homens e mulheres que pensavam os limites e as possibilidades da educação então existente.
Palavras-chave : História da Educação; Educação Infantil Guarapuavana; Paraná.