Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Acta Scientiarum. Education
versão On-line ISSN 2178-5201
Resumo
FONSECA, Rubiane Giovani e LARA, Larissa Michelle. Valores e atributos da profissão na perspectiva de estudantes de Educação Física. Acta Scientiarum. Education [online]. 2015, vol.37, n.1, pp.91-102. ISSN 2178-5201. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i1.19714.
A investigação de como o processo de formação contribui para a elaboração da ideia de profissional por universitários a partir da identificação de suas concepções e dos atributos considerados relevantes para a futura atuação na área constituem o objetivo desse texto. Por meio da técnica de Grupo Focal, utilizada junto a estudantes de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá-PR (UEM), foi possível identificar atributos relacionados à profissão (valores e normas a serem seguidos), aos sujeitos da intervenção (comportamentos e atitudes do próprio aluno ou profissional) e à ação profissional (características ligadas à especificidade da ação). As análises decorrentes da investigação com os estudantes levam a concluir que a direção da formação profissional no curso de bacharelado em Educação Física é determinada pela capacidade de avaliar e julgar os procedimentos e valores que farão parte das ações e não meramente pelo domínio dos conteúdos científicos.
Palavras-chave : Formação Profissional; Educação Física; Grupo Focal; Atributos.