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Acta Scientiarum. Education
versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201
Resumo
NASCIMENTO, Adir Casaro e URQUIZA, Antonio Hilario Aguilera. Currículo e produção de sujeitos indígenas. Acta Scientiarum. Education [online]. 2015, vol.37, n.4, pp.427-435. ISSN 2178-5201. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i4.27213.
A política de educação escolar sempre foi explícita em suas intenções de produzir identidades para os povos indígenas. A Constituição Federal de 1988 rompe com o propósito assimilacionista/integracionista/colonizador dos currículos impostos aos indígenas e reconhece as identidades étnicas inseridas no contexto das relações culturais e o direito aos seus costumes, valores, tradições, línguas e saberes. O uso da língua materna e de seus processos próprios de aprendizagem são categorias norteadoras dos currículos de suas escolas. Tendo a cultura como centralidade da discussão, o texto apoia-se em depoimentos de professores indígenas das etnias Terena, Guarani e Kaiowá, sujeitos que vivem as ambiguidades e os conflitos bem como as suas identidades e a identidade que almejam para as escolas nas diferentes comunidades. Apesar das dificuldades que a escola indígena ainda enfrenta, os movimentos indígenas colocam em tensão os padrões homogêneos e colonizadores de escola. Essa escola faz parte da vida dos indígenas e cumpre a sua função social de trabalhar com os conhecimentos sem deixar de fora as culturas deles como produtora de sentidos e significados, os saberes que garantem a diferença no currículo, espaço de luta, e na produção de sujeitos indígenas.
Palavras-chave : Currículo; Identidade; Cultura; Escola Indígena.