Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Acta Scientiarum. Education
versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201
Resumo
PORTO, Cristiane de Magalhães; BENIA, Renata Tavares e LIMA, Daniella de Jesus. 'Unleash your imagination': os fandoms e a contribuição das fanfictions para o contexto educacional baseada no caso da narrativa de HIM. Acta Scientiarum. Education [online]. 2016, vol.38, n.4, pp.373-382. ISSN 2178-5201. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i4.30419.
Perante a convergência midiática, as formas de produção e de disseminação dos conteúdos se alteram; porquanto, as práticas de escrita e de leitura também o fazem. A essa noção sugere-se, igualmente, que os sujeitos cercados pelas mídias apresentam novas posturas, em função do diálogo com elas. Na atual conjuntura, com o destaque das narrativas transmidiáticas, nasce um novo contexto no que compete à produção de conteúdos em relação à fruição do sujeito. Este passa a ser um autor, autor da própria história, mas de uma história que é caracterizada por traços de uma já existente, como é o caso das fanfictions. Logo, este estudo tem como finalidade abordar as fanfictions, tangenciando a convergência midiática, as narrativas transmidiáticas, de modo a ilustrar a ênfase para o eixo da educação.
Palavras-chave : educação; comunicação; convergência midiática; narrativa transmídia.