Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Acta Scientiarum. Education
versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201
Resumo
CAMPOS, Névio de; SKALINSKI JUNIOR, Oriomar e CORDOVA, Maria Julieta Weber. História da Educação na Pós-Graduação em Educação da UEPG (1994-2015). Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.3, pp.277-287. ISSN 2178-5201. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i3.28753.
Este artigo toma como objeto o lugar da História da Educação como campo de pesquisa na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), entre os anos de 1994 e 2015. Na avaliação desse campo, buscamos, para além de uma reconstituição de ideias, examinar sua trajetória e presença institucionais, objetivadas em diferentes âmbitos da universidade. Destaca-se, dentre esses elementos, a implantação do Programa de Pós-Graduação em Educação, em 1993/1994, como um importante marco que possibilita retratar a história da pesquisa em História da Educação, conforme ocorreu na instituição. Em sua trajetória, o lugar da História da Educação na UEPG - no âmbito da pesquisa - passou da condição de linha, existente entre os anos de 1994 e 2000, para a de projeto isolado, de 2000 a 2003, e, ainda como um terceiro desdobramento, de 2003 até o presente momento, passou a fazer uma composição, formando uma linha associada ao campo de estudo das Políticas Educacionais. As pesquisas em História da Educação na UEPG, embora estejam presentes desde o nascimento do mestrado, revelam-se como uma presença ainda tímida, em razão de dificuldades existentes para sua expansão, especialmente, as ligadas ao número reduzido de professores com vinculação ao campo na instituição.
Palavras-chave : Pós-Graduação em Educação; História da Educação; Campo de Pesquisa.