Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Acta Scientiarum. Education
versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201
Resumo
RIZZO, Marco Antonio Lima; SOUZA, Vânia de Fátima Matias de e LARA, Larissa Michelle. Leituras da relação entre cultura e qualidade na educação/educação física venezuelana: entre incursões teóricas e aportes de pesquisadores universitários. Acta Educ. [online]. 2019, vol.41, e34688. Epub 02-Jan-2019. ISSN 2178-5201. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.34688.
Este texto apresenta dimensões da cultura e da qualidade na educação/educação física venezuelana por meio de incursões teóricas e aporte de professores-pesquisadores ligados a instituições de ensino superior. Constam dessa coleta documentos educacionais, referenciais teóricos e informações obtidas por meio de questionário online. Com base nos dados encontrados, examinou-se que a) o tema da cultura na produção de conhecimento em educação física na Venezuela ainda é incipiente; b) a cultura está presente na escola, embora pouco evidenciada na educação física, sendo geralmente associada a tradições e costumes; c) não é comum a tematização da educação física junto a termos como cultura física, cultura corporal e cultura de movimento; d) o marco teórico existente reveste-se de conteúdo esportivo, com influências da psicomotricidade e sociomotricidade; e) a qualidade da educação física é comprometida, em especial, pelo fato de o Estado visualizá-la como complementar às carências dos esportes institucionais.
Palavras-chave : dimensões da cultura; qualidade educacional; educação física escolar; Venezuela.