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Acta Scientiarum. Education
versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201
Resumo
WAIMAN, David e RODRIGUEZ, Gerardo Fabián. O feudalismo nos livros didáticos argentinos: sua abordagem historiográfica (1999 - 2006). Acta Educ. [online]. 2019, vol.41, e48087. Epub 01-Set-2019. ISSN 2178-5201. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.48087.
O feudalismo é uma questão chave quando se explica a Idade Média na escola argentina hoje e sempre. No âmbito de uma reforma educacional nacional que está causando mudanças no conteúdo e nos métodos de ensino dentro dos desenhos curriculares, observamos que na prática de sala de aula, e especialmente nos livros escolares utilizados como fontes históricas, isto é com a ideologia tradicional, resistir às novas mudanças e manter explicações desta questão central caracterizada pelo arcaísmo historiográfico, o memorismo e as indefinições. Em suma, reforçam uma cultura escolar e uma disciplina escolar, a História, com forte marca na visão político - institucional do tema a ser estudado.
Palavras-chave : livros de textos; feudalismo; disciplinas escolares; arcaísmo historiográfico.