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Acta Scientiarum. Education
versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201
Resumo
BIGARELLA, Nadia e LEWANDOWSKI, Alessandro Gomes. Monitoramento e avaliação do plano estadual de educação de Mato Grosso do Sul (2014-2024). Acta Educ. [online]. 2020, vol.42, e44903. Epub 01-Mar-2020. ISSN 2178-5201. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.44903.
Este artigo é parte de uma dissertação de mestrado em Educação, tem como objetivo analisar o cumprimento da Meta 2 - Plano Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (2014-2024), com a finalidade de universalizar o ensino fundamental de nove anos para toda a população de 6 a 14 anos e garantir que pelo menos 95% dos estudantes concluam essa etapa na idade recomendada, bem como a estratégia 2.4, que objetiva criar, a partir de 2015, mecanismos que favoreçam o fluxo escolar. A pesquisa compreendeu coleta, sistematização e análise de documentos produzidos em âmbitos federal e estadual, como legislação, mensagens à Assembleia Legislativa, programas educacionais, leis, decretos e diários oficiais. Demonstrou que, embora, o estado tenha desenvolvido algumas ações que objetivam assegurar o acesso a essa etapa, ainda não conseguiu assegurar a permanência dos alunos no ensino fundamental.
Palavras-chave : planejamento educacional; universalização do ensino fundamental; acesso e permanência.