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Acta Scientiarum. Education
versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201
Resumo
DALBOSCO, Claudio Almir e NEITZEL, Odair. Educação, escola e esfera pública em Jürgen Oelkers. Acta Educ. [online]. 2022, vol.44, e64291. Epub 10-Ago-2022. ISSN 2178-5201. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.64291.
O texto que segue divide-se em duas partes, possuindo como núcleo central a entrevista com o prof. Jürgen Oelkers, pedagogo alemão e professor emérito da Universidade de Zurique, Suíça. Com o intuito de contextualizar o leitor, a primeira parte descortina visão panorâmica resumida do cenário educacional mundial, destacando o neoconservadorismo autoritário e obscurantista que constitui fonte de preocupação da cultura, ciência e educação e, precisamente por isso, tornando-se objeto da pesquisa educacional crítica. Também busca inserir brevemente a o pensamento pedagógico de Oelkers neste contexto. A segunda parte apresenta em detalhes a entrevista concedida pelo referido professor, mostrando o núcleo temático de suas pesquisas educacionais, seu diálogo permanente com autores clássicos como Jean-Jacques Rousseau e John Dewey e sua firme defesa a favor do papel da educação pública no fortalecimento democrático da esfera pública. Ao reatualizar o nexo estreito entre educação e democracia pensado por John Dewey no século passado, procurando vertê-lo contra formas dogmáticas e autoritárias da educação e da política, Jürgen Oelkers oferece ferramentas conceituais importantes para pensar o autoritarismo obscurantista que toma conta do cenário político e educacional brasileiro. Por fim, o texto como um todo deixa a entender o quanto a reconstrução crítica da tradição educacional democrática é indispensável à formação cultural ampliada das novas gerações
Palavras-chave : educação pública; democracia; esfera pública; formação humana.