SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número1Educação e a luta antinazifascista no Brasil: implicações para o campo dos estudos curriculares na voz de estudantes de mestrado e doutoradoSobreviventes e náufragos: reflexões sobre Filosofia e Sociologia no Ensino Médio no contexto de disputas sociopolíticas contemporâneas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

GOMEZ-SALDIVIA, Patricia; SANTISTEBAN-FERNANDEZ, Antoni  e  PINOCHET-PINOCHET, Sixtina. Representações sociais de professores de ciências sociais em formação sobre liberdade de expressão. Acta Educ. [online]. 2024, vol.46, n.1, e68035.  Epub 01-Dez-2023. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v46i1.68035.

Este estudo trata das representações sociais de professores em formação em ciências sociais, principalmente do ponto de vista da liberdade de expressão. É fundamental abordar essa questão, principalmente quando se evidencia o ressurgimento do populismo e uma crise democrática relacionada à liberdade de expressão. A pesquisa posiciona-se numa perspectiva qualitativa através do estudo de caso. Um dossiê de atividades, grupos focais, narrativas biográficas e entrevistas são utilizadas como técnica de produção de dados. Em relação aos principais resultados, pode-se dizer que, assim como os professores em formação, Ramírez, González, e Gayo (2017), afirmaram que não se deve descuidar da proteção das pessoas que, embora deva haver liberdade de expressão, esta não pode ser validado se violar as liberdades fundamentais, neste caso a dignidade das pessoas expostas na mídia. Lara, Pincheira, e Vera (n.d.), também concordam que, para além da esfera legal, o direito à privacidade é válido e que, como tal, as sanções correspondentes devem ser respeitadas e aplicadas, pois basicamente não respeitar a privacidade das pessoas é intrometer-se na sua vida privada.

Palavras-chave : discurso de ódio; meios de comunicação; redes sociais; educação para a cidadania; educação cidadã; direitos humanos.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol | Inglês     · Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )