SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número1O processo de compartilhamento do conhecimento em cursos de graduação EaD: uma análise da relação inLintra e entre setoresPovoada com linhas, uma pesquisa dança em educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

BARBOSA, Inaê Iabel  e  OLIVEIRA, Amurabi. O “combate à ‘ideologia de gênero’” e o impacto sobre o ensino de ciências humanas sociais. Acta Educ. [online]. 2024, vol.46, n.1, e68066.  Epub 01-Dez-2023. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v46i1.68066.

O presente trabalho volta-se para o debate contemporâneo sobre a chamada ‘ideologia de gênero’, analisando, por meio de uma revisão bibliográfica, o processo de incorporação desse debate pelas chamadas ‘novas direitas’ no contexto brasileiro a partir de 2013. No bojo das transformações políticas ocorridas nesse período, destacam-se o impeachment contra Dilma Rousseff, em 2016, e a posterior eleição de Jair Bolsonaro, em 2018. O chamado ‘combate à ideologia de gênero’ ganha ainda mais visibilidade no campo educacional, com destaque para a atuação do movimento Escola sem Partido, fundado em 2004. Popularizam-se no Brasil projetos de leis inspirados nesse movimento que objetivam limitar a autonomia docente, estimulando também o contínuo processo de vigilância desses profissionais, especialmente no que diz respeito às discussões sobre gênero e sexualidade. Constatamos que, nesse contexto, os professores de ciências humanas e sociais são especialmente impactados por essas ações, na medida em que os estudos de gênero são constitutivos de seus campos disciplinares. Observamos, ainda, que o principal mecanismo desses movimentos é negar o caráter científico dos estudos de gênero, indicando que eles abarcam algo que deve ser do âmbito privado, e, portanto, ensinado pela família e não pela escola. Argumentamos, no entanto, que esse debate deve ser trazido para o centro da prática pedagógica, considerando sua relevância social e científica.

Palavras-chave : ideologia de gênero; ensino de ciências humanas e sociais; radicalismo de direita.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )