SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número1O processo de compartilhamento do conhecimento em cursos de graduação EaD: uma análise da relação inLintra e entre setoresProcessos formativos de professores de educação física: reflexões com base nas histórias de vida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

KAMALOVA, Lera Akhtyamovna  e  NOVGORODTSEVA, Irina Vladimirovna. Mecanismos de formação de cultura empática de alunos de universidades pedagógica e médica. Acta Educ. [online]. 2024, vol.46, n.1, e67944.  Epub 01-Dez-2023. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v46i1.67944.

A relevância deste estudo se deve ao insuficiente desenvolvimento metodológico dos mecanismos e métodos para a formação da empatia entre estudantes de faculdades pedagógicas e médicas, importante competência profissional de futuros professores e médicos. A cultura empática de professores e médicos é parte integrante da cultura pessoal, um componente da habilidade profissional que requer formação e desenvolvimento propositais. O objetivo do estudo é fundamentar teoricamente e testar experimentalmente os mecanismos de formação da cultura empática em alunos de universidades pedagógicas e médicas. O principal método de pesquisa baseia-se nos diagnósticos selecionados: 1. O método de diagnóstico do controle comunicativo (M. Schneider); 2. Programa de avaliação de comunicação não verbal (A.M. Kuznetsova); 3. Metodologia ‘Balanced Emotional Empathy Scale’ (A. Mehrabian, E. Epstein). Resultados. Na profissão de médico e professor, temos demonstrado que a empatia é uma importante qualidade profissional. A maioria dos alunos das universidades pedagógicas e médicas apresentou níveis médios de cultura empática. Os canais emocionais e de atividade da empatia são mais desenvolvidos entre os professores, e os canais cognitivos são mais desenvolvidos entre os médicos. Significado prático. Os resultados do estudo podem ser utilizados na formação profissional de alunos de universidades pedagógicas e médicas.

Palavras-chave : empatia; cultura empática; estudante; professor; trabalhador médico; universidade pedagógica; universidade médica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )