Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
História da Educação
versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459
Resumo
SOUZA, Maria Zélia Maia de. Governo de crianças: o instituto profissional João Alfredo (1910-1933). Hist. Educ. [online]. 2012, vol.16, n.38, pp.149-166. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/S2236-34592012000200008.
Nesse estudo se realiza uma análise das ações de governo de crianças no espaço do Instituto Profissional João Alfredo (1910/1933), ancorando-se nas reflexões de Michel Foucault. Nesse sentido, é feita uma reflexão acerca dos sentidos da ginástica escolar e do lugar do jogo de futebol no interior da instituição analisada. O exame da documentação referente ao Instituto permitiu perceber que esse campo de saber foi parte integrante das táticas de governo executadas pelos gestores da instituição, as quais buscavam manter a sua normalidade, enquanto instituição pensada e implementada para abrigar e profissionalizar meninos pobres, embora não exclusivamente.
Palavras-chave : Menores; Trabalho; Futebol; Instituto Profissional João Alfredo.