Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
História da Educação
versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459
Resumo
GONZALEZ-MONTEAGUDO, José. Célestin Freinet, a escrita em liberdade e o periódico escolar: um modelo de inovação educativa na primeira metade do século 20. Hist. Educ. [online]. 2013, vol.17, n.40, pp.11-26. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/S2236-34592013000200002.
Este artigo apresenta uma discussão sobre a escrita e os periódicos escolares no contexto da pedagogia de Freinet, no período histórico da primeira metade do século 20. Centra-se, a partir da história cultural, na relação entre a criação das técnicas de Freinet e a sociedade e culturas europeias. O modelo de Freinet se caracteriza pelo seu enfoque educativo inovador e seu progressismo social. Também se discute a importância da escrita na obra de Freinet, e no próprio modelo pedagógico, como elemento central de um novo paradigma sobre a criança, a aprendizagem e a escola. Finalmente, se discute o tema específico dos periódicos escolares e a influência de Freinet nesse âmbito.
Palavras-chave : Célestin Freinet; Inovação Educativa; Periódico Escolar; Escrita Infantil; Escola Ativa..