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História da Educação
versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459
Resumo
BORTOLOTI, Karen Fernanda da Silva e CUNHA, Marcus Vinicius da. Anísio Teixeira e a psicologia: o diálogo com a psicanálise. Hist. Educ. [online]. 2013, vol.17, n.41, pp.59-77. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/S2236-34592013000300005.
Este trabalho analisa as ideias e a atuação de Anísio Teixeira nos primeiros anos da década de 1930, focalizando as suas concepções acerca do valor da Psicanálise para a renovação educacional no Brasil. Considerando que as ideias e as práticas de Teixeira devem ser compreendidas no contexto histórico em que se desenvolveram, o trabalho apresenta um histórico da inserção dos conhecimentos psicanalíticos no movimento educacional renovador brasileiro, destacando a relevância do higienismo na difusão das teses de Freud na educação. As conclusões indicam que Teixeira interagiu com os conceitos da Psicanálise por intermédio do movimento higienista e das ideias de Arthur Ramos, considerando o indivíduo como um ser vinculado ao ambiente social.
Palavras-chave : História da Educação Brasileira; Escola Nova; Anísio Teixeira; Psicologia; Psicanálise..