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História da Educação
versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459
Resumo
CHAMON, Carla Simone. PARAÍSO DAS CRIANÇAS: O KINDERGARTEN NOS ESTADOS UNIDOS ENTRE MEADOS DO SÉCULO 19 E INÍCIO DO 20. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.48, pp.15-33. ISSN 2236-3459 . https://doi.org/10.1590/2236-3459/56596.
O objetivo deste artigo é analisar a difusão do kindergarten nos Estados Unidos, instituição educativa direcionada para crianças entre três e sete anos, concebida por Froebel (1782-1852) na Alemanha. Apesar de ter nascido na Europa, o kindergarten se expandiu nos Estados Unidos a partir da segunda metade do século 19, onde adquiriu feições próprias. É esse movimento de difusão e de americanização do kindergarten que será analisado aqui. De um lado vamos analisar as razões da aceitação do kindergarten nos Estados Unidos, buscando pelo processo de adaptação dessa instituição à cultura norte-americana. De outro lado vamos examinar, a partir de algumas obras de defensores do kindergarten, as propostas e princípios que marcaram sua implantação no referido país.
Palavras-chave : kindergarten; froebelianismo; americanização.