Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
História da Educação
versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459
Resumo
MONTEIRO, Carolina. ORIENTAÇÕES SOBRE O ensino da escrita Na Revista do Ensino/RS: repercussões da obra de Orminda Marques (1930-1960). Hist. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.48, pp.235-257. ISSN 2236-3459 . https://doi.org/10.1590/2236-3459/54440.
Pelo texto objetiva-se problematizar em que medida a obra de Orminda Marques, tomada como um marco histórico do ensino da escrita no Brasil e como instrumento de divulgação dos preceitos da Escola Nova no país, persistiu, por mais de três décadas após sua publicação, como referência para a formação de professores. Tomando como principal documento o livro A escrita na escola primária (1936), de autoria da educadora, são analisados artigos sobre o ensino da escrita publicados na Revista do Ensino/RS que fazem referência à obra. Compreende-se que as aproximações identificadas consistem em repercussões da obra da autora no tempo a partir da reflexão sobre os conceitos de produção, circulação e apropriação do texto, propostos pelo historiador francês Roger Chartier.
Palavras-chave : história da educação; ensino da escrita; Orminda Marques; formação de professores; Revista do Ensino/RS.