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História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

PORRAS, Mónica Liset Valbuena. AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DOS GOVERNOS LIBERAIS NA CRIAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DAS ESCOLAS NORMAIS DE BOYACA (1930-1938). Hist. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.52, pp.194-213. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/57787.

O departamento de Boyacá que, no início do século 20, concentrou mais da metade da população em áreas rurais, tornou-se um pioneiro na construção de escolas e na melhoria das condições dos professores, entre as quais tivemos abertura de escolas normais, que permitiram a formação adequada dos docentes do departamento, entre 1930-1938. Tendo em conta o acima exposto, foram formulados 4 eixos fundamentais para o desenvolvimento da pesquisa: As Políticas nacionais de educação implementadas nas escolas normais da Colômbia, a prática destas reformas educacionais no departamento de Boyacá, a formação de professores, os currículos desenvolvidos nessas instituições e os processos de escolarização desenvolvidos durante o período do estudo. Apresenta-se como questionamento: Como as políticas educacionais dos governos liberais influenciaram na criação e organização das escolas normais em Boyacá? A pesquisa apoia-se no método da história social da educação e na metodologia de tipo hermenêutica para selecionar e analisar as fontes consultadas, como memórias de ministros de educação da época, secretários de educação.

Palavras-chave : políticas educacionais; governo liberal; escolas normais; formação.

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