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História da Educação
versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459
Resumo
SUASNABAR, Claudio. LEGADO, CRÍTICA E SUPERAÇÃO DA IDEOLOGIA DA REFORMA UNIVERSITÁRIA DE 1918: JULIO V. GONZÁLEZ E A RADICALIZAÇÃO DO PENSAMENTO REFORMISTA. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.54, pp.174-189. ISSN 2236-3459 . https://doi.org/10.1590/2236-3459/77890.
O artigo analisa o pensamento da universidade de Julio V. González (ex-líder estudantil e primeiro historiador da Reforma) como expressão, por um lado, das disputas para definir o imaginário reformista como legado, crítica e superação deste corpus de idéias e por outro lado, das tensões entre intelectuais e partidos de esquerda na Argentina que se manifestam em uma mudança nas modalidades de intervenção intelectual e posicionamento político. O trabalho está organizado em duas seções: a primeira explora a caracterização da Reforma Universitária de González e sua localização no contexto sociopolítico. A segunda seção analisa a reflexão posterior de González e sua proposta de emancipação da universidade que marca uma radicalização do pensamento reformista.
Palavras-chave : Reforma Universitária de 1918; universidade; intelectuais; política; Argentina.